Exercício de escrita #3: Flashback
- Alice Castro
- 18 de mai. de 2022
- 2 min de leitura

Você provavelmente já observou uma foto intrigante e se perguntou o que estaria por trás da imagem. Talvez a expressão facial de uma pessoa emburrada em meio a muitos amigos sorridentes tenha chamado a sua atenção e te levado a refletir sobre o que pode ter desagradado aquele homem minutos antes do flash, por exemplo. Ou quem sabe você tenha sentido uma súbita empatia por um casal fotografado andando de mãos dadas no parque e tenha começado a criar uma pequena história sobre como os dois se conheceram e sobre o futuro do relacionamento. Talvez pareça um pouco estranho divagar sobre a vida de completos desconhecidos ou fazer um esforço para trazer um sopro de movimento e sentido a um momento congelado, mas tentar completar espaços em branco faz parte da nossa natureza. Os seres humanos adoram criar explicações para as coisas que desconhecem, e, normalmente, elas surgem no formato de histórias.
Aproveitando essa facilidade que temos para imaginar situações e contextos em torno de uma única referência visual, decidi propor um exercício que eu já fiz algumas vezes para treinar a minha escrita ou fugir de momentos de bloqueio criativo:
Escreva um conto tomando como base uma fotografia.
A fotografia pode ser de uma pessoa, de um animal, de uma paisagem, de um edifício, de uma cidade, de um objeto, de qualquer coisa, desde que seja uma fotografia. Por enquanto, evite ilustrações, colagens e pinturas.
O exercício é simples e bem livre, mas muito divertido, e pode gerar histórias tão interessantes que você talvez sinta a necessidade de continuar escrevendo sobre elas mais tarde. Se você quiser dificultar a tarefa, pode pedir para outra pessoa escolher uma foto para você, ou pode simplesmente acessar um banco de imagens e rolar pelo feed até parar em uma imagem aleatória. Eu já escolhi a minha foto inspiradora e fiquei impressionada com o resultado inusitado que ela me ajudou a alcançar. Estou empolgada para apresentar o meu conto na semana que vem. Quem quiser participar também será muito bem-vindo(a). Nos vemos na próxima quarta-feira!
Comments